Li e achei legal

quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Receitas com Miojo

Se gostar desse texto leia mais em: http://contosdemorris.wordpress.com

Um outro subterfúgio pra gastar pouco com comida e ainda comer bem é o Festival de Comida que organizamos de vez em quando. Ele consiste no seguinte: durante um certo período, que depende do número de participantes, fazemos um "tour" em cada moradia e o anfitrião tem que fazer um prato baseado no tema para que possamos degustar, no final do "tour" votamos (não vale votar na própria pessoa) e escolhemos o melhor de todos.
Vou contar aqui como foi o Festival de Miojo que fizemos. Existem muitas pessoas que não gostam de Miojo, mas eu gosto e esse Blog é meu, então...

Somos em 5: Eu, Migão, Argentino, uma gostosa que to pegando e a Morena. Então foram 5 bons dias (exceto o primeiro) de muito miojo!!!
Valia qualquer coisa até o miojo cru. As receitas foram pegas na Internet (acharam que eu não sabia né?).

Por sorteio (???) foi escolhido o Migão como o primeiro Gourmet, e a receita escolhida por ele foi: Tortilha de Miojo. Ele deve ter se achado o tal, chegou falando que ia fazer "Tortirra de Miorro", que era receita da parte mexicana da família dele, mas depois que descobri como se escrevia isso aí e perguntei prum cara marrento de onde vinha essa receita descobrimos que o México fica em Minas!!!
Sinceramente ele não testou essa receita antes!!!! Tinha mais casca no "omelete" do que no lixo! Ele confundiu a quantidade de pimenta da Tortilha com a de um acarajé "quente"! E tinha uns "palitos" que ele jurou de pé junto que era Miojo.
O mais engraçado foi que no dia não entendi uns tomates que estavam cortados dentro da geladeira sem mais nem menos, mas depois que achei a receita na internet eu entendi o que aconteceu! :)

Segundo dia: Miojo com o que tinha na geladeira. A morena jurou de pé junto que aquela receita ela tinha inventado na hora, que não deu tempo, que ela pegou só o que tinha na geladeira e coisa e tal, mas mais uma vez o cara marrento entregou o jogo (é o link do E Então, Março/2002, pois os outros são cópias que nem se deram ao trabalho de informar a fonte!). E até ficou boa (a receita), achei que poderia ficar enjoativo quando ela contou que tinha colocado requeijão, mas ficou "show"! Tudo bem que fiquei catando azeitona dos outros, mas é porque realmente ficou muito bom!

Terceiro dia: A disputa começou a melhorar, Miojo com champignon (cogumelo) e presunto, quem fez foi o Argentino e ele disse que pegou no site do G1 mas encontrei uma idêntica no site do Panelinha, agora vai saber quem copiou quem, ainda mais quando se trata de Miojo!!!!

No quarto dia foi a receita mais simples, e a minha escolhida! Mas num é porque to pegando a "Gourmet"! É porque na minha votação considerei a mais fácil de se fazer e mais gostosa (a comida preparada com o miojo)! Foi a receita de Miojo Brodo. Que ela confessou ter pego no site do Panelinha.

No meu dia não podia ficar barato né? Último Dia... Sexta-Feira.... Tinha que arrebentar!
Passei a semana inteira pesquisando, e confesso que ia fazer uma das receitas acima, mas tive que mudar! E optei por uma receita que achei no site do programa Mais Você.
Mas não podia ficar tanto tempo assim na cozinha, então fiz meus improvisos, segue agora minha receita (que deveria ter sido a campeã, se não tivesse exagerado no molho branco):
2 Caixas de Molho Branco pronto (a venda no supermercado, é uma caixinha de 260ml, só conheço o da Parmalat)
3 pacotes de Miojo (pode jogar o pózinho fora!)
200 gr Carne Moída (tem que ser preparada antes, outro dia posto a receita ou senão pergunta pra sua mãe como fazer)
200 gr de Presunto
200 gr de Queijo
Modo de Fazer: (não acredito que estou escrevendo uma receita dessa forma!)
Em uma vasilha grande e retangular forre todo o fundo com a carne moída (já pronta e temperada!!!!! Nada de colocar carne moída crua!!!!)
Depois coloque o miojo cru (isso mesmo! CRU!), cobrindo toda a carne moída. Eu particularmente quebro o miojo no meio, mas não é no meio pra ficar todo quebrado, é no meio de forma que fiquem dois biscoitões fininhos (se não entendeu, pensa mais um pouco).
Depois coloco o molho branco (aqui que eu errei), mas tem que cobrir todo o miojo, pois é ele juntamente com a carne moída que cozinharão os biscoitões fininhos. Espalhe bem, não exagera senão você estragar mais ainda a minha receita de família (Sou descendente de índios, minha avó materna era índia MESMO).
Depois coloque o presunto e por último o queijo. As vezes salpico com óregano e queijo parmesão ralado, mas vai do gosto de cada um!
E mando pro forno, deixo lá uns 25 minutos no máximo.
Depois é só servir e mandar pra dentro!!!
Infelizmente a receita do Argentino ganhou, como disse antes errei na mão do molho branco!
Podem até pensar que as receitas não servem 5 pessoas, mas além de jantarmos o miojo, também comiamos alguns aperitivos e bebiamos, e dependendo da receita era feito um prato separado pra cada um!
Espero que gostem das receitas.
Miojo e Cup Noodles são a salvação de quem mora sozinho!!!
Ah! Uma receita que fica muito boa.... miojo com feijão de ontem! É só fazer o miojo normalmente e depois misturar com o feijão (outro dia mostro como faço feijão!) que sobrou de ontem! Fica muito bom e é rápido de fazer!!!!

Volto em breve!