Li e achei legal

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Prova de existência!

Se gostar desse texto leia mais em: http://contosdemorris.wordpress.com

Nos primórdios dos blogs, em 1999 ou 2000 tive uma idéia baseada no grandioso e antigo SlashDot, talvez muitos não o conheçam afinal até hoje poucos nerds o conhecem.
A idéia era a seguinte: Criar um novo conceito de jornal, onde todas as pessoas pudessem enviar notícias e os leitores pudessem comentá-las, inclusive com um espaço para que as pessoas escrevessem suas próprias "colunas". Parece com alguma coisa né? Tinha certeza que essa parada tinha tudo pra dar certo!
Na época estava namorando com a minha primeira esposa, e a idéia surgiu enquanto lia uma coluna de uma revista de informática. Essa coluna contava a história do SlashDot e como ele tinha crescido em pouco mais de 2 anos de vida.
Assim que voltei a Vitória chamei meu grande amigo Marcelo e contei pra ele minha idéia, não sei bem o que ele pensou na hora, mas disse que topava me ajudar a botar a idéia na prática, inclusive chamou a namorada dele na época, Daniela, pois ela era e é uma excelente webdesigner. Depois chamamos mais dois amigos, Robinson e Nathalia (também namorados). Robinson era programador e ajudaria eu e o Marcelo na programação e a Nathalia era (e ainda é) jornalista, então ela seria a base do "negócio".
Tinhamos uma equipe boa, 3 programadores, 1 webdesigner e 1 jornalista recém-formada. Mas o negócio começou a ficar grande então tivemos que chamar mais duas pessoas, TR (apelido de IRC, até hoje não sei o nome dele!) que também mexia com design e tal e o Rodrigo que também estudava jornalismo na época. Ainda teve uma doidinha que estudava jornalismo, mas ela entrou e saiu tão rápido que nem lembro o nome dela.
Nos reuniamos na Rua da Lama, mais especificamente no Bar Abertura, pra discutirmos nossas idéias e acompanharmos o andamento de tudo. Era impressionante como todos os envolvidos botavam fé naquela idéia doida!  :)
Estreamos nosso "Jornal" e começamos a ter alguns acessos, na época não existia Analytics então desenvolvemos um script em ASP que nos dava todas as informações de acesso que precisavamos. Nosso grande momento foi quando fomos divulgados no jornal O Globo (não lembro qual coluna) e consequentemente na sua versão online. Posso dizer que “pocamos”. Resumidamente a coluna dizia o seguinte, que o jornalista que escrevia o texto tinha "medo" que uma idéia daquelas desse certo e ele perdesse o emprego dele. Por conta disso, fomos convidados pra ser um dos divulgadores oficiais do Rock In Rio! Juro! Recebi um email da organização do Rock in Rio e quase enfartei na hora, cheguei a ligar pra lá e tudo o mais pra acertar os detalhes de como seria a divulgação. Infelizmente eles não botaram muita fé na gente e desistiram!  :/
Nesta mesma época nos inscrevemos no primeiro concurso promovido por uma empresa de capital de risco, uma empresa que estava começando na época chamada IdeiasNet, conocem? Na época nosso business plan dizia que nossa forma de ganhar dinheiro seria unicamente com propagandas, mas infelizmente e como podem perceber hoje em dia, não fomos aprovados, pois conseguir recursos unicamente de banners não era uma boa opção na época. Fazer o que né?  :)
Comecei a achar que finalmente tinha tido a idéia da minha vida, mas tinhamos cometido um erro de conceito da idéia. Hoje consigo ver isso claramente, mas na época não!
A idéia era começar como o SlashDot, que já era grande, e filtrar as notícias e colunas que eram enviadas para o nosso jornal, mas isso era muito trabalho pra 7 pessoas que tinham que trabalhar e ainda estudar. Então começamos a diminuir o ritmo até pararmos.
Nunca contei essa história por uma razão muito simples, não tinha prova nenhuma de que isso um dia aconteceu. Não encontro nada nO Globo e nem em site de busca nenhum, afinal isso tem quase 10 anos. E tudo relacionado ao assunto que tinha guardado em HDs foi sumindo com o tempo.
Até que um site que faz 10 anos este ano me fez um grande favor, disponibilizou uma consulta sobre sua base nos idos de 2001.
http://www.google.com/search2001/search?hl=en&q=popnews&start=0&sa=N
Olhem o quinto item na busca.... Éramos nós!  :)
Mas a vida continua e como diz aquela excelente música.... don´t worry, be happy! Fico muito satisfeito de ter tido essa idéia na época e ver como as coisas andaram até hoje, é bom saber que a idéia de ver os leitores enviando notícias e comentando é usada na maioria dos jornais online!!!  ;)
Espero q não me entendam mal, mas como das outras vezes, venho aqui falar de alguma coisa que me deixa feliz. Afinal poucas pessoas da minha vida "normal" entenderiam essa história!!!
Bração!