Li e achei legal

sábado, 29 de setembro de 2007

Aikido

Se gostar desse texto leia mais em: http://contosdemorris.wordpress.com

O título não está em miguxes!

Quem mora sozinho tem que fazer alguma coisa pra passar o tempo, seja jogar bola com a galera, sair pro boteco (ou prus rock como se diz em Vitória), cinema ou em casos extremos trabalhar até tarde.

Tudo isso pra não ter que ficar sozinho em casa sem nada pra fazer!

No meu caso futebol não rolava, cinema só de vez em quando, ficar indo boteco direto só com grana e trabalhar até tarde confesso que faço as vezes! Então decidi fazer uma arte marcial... mas nada de Jujutsu, Karatê ou Judô.

Não tava afim de entrar numa de competir então procurei uma arte que não tivesse competição, até pensei no Kung-Fu (uma linha de treinamento sem competição), mas era puxado demais, a primeira aula que assisti o professor tava dando porrada com bambu na barriga dos cara (arreguei), então fiquei no (não fiquem zuando hein!!!) Aikido!

Já ouvi muitas gracinhas por causa do nome da arte marcial que escolhi, e nem adiantava ficar explicando o significado por trás do nome da arte, ninguém ouvia!

Mas já que vocês estão lendo... vamos lá:
Ai : harmonia 合
Ki : energia 気
Dô : caminho 道
Traduzindo: "Caminho da Harmonização das energias". (catei do WikiPedia).

Mas não tô aqui pra fazer propaganda da arte que escolhi, e sim pra contar mais um... causo!

Além de passar o tempo, uma Arte Marcial é legal pra pessoa ficar esperta na rua, nas micaretas e seja lá onde mais rolar um porradeiro... mas não é ficar esperto pra reagir... é pra perceber o que ta rolando e correr antes! :)

Vocês podem pensar: "Ele viu algum filme do Steven Seagal e entrou achando que ia ficar igual.", confesso que além das razões acima ditas isso teve uma grande um pouco de influência. :)


Então lá fui eu pra primeira aula. Aprender a fazer rolamento. Putz! Virar cambalhota é moleza né? Porra Nenhuma! Não fazia isso desde os meus 10 anos de idade! Ralei pra fazer um rolamento direito! E rolamento pra trás? Teve uma vez que fui fazer e fiquei travado em cima do meu pescoço sem conseguir terminar de virar!


Com o tempo aprendi a fazer rolamento, mas e as torções? Quando via no cinema achava besteira alguém dobrar o pulso de outro alguém e isso doer a ponto da pessoa ficar imobilizada! Mas DÓI! E dói MUITO!


E quando tinha Randori e Jiu Waza? Em termos normais seria o "pega pra capar", mas nada muito violento, no Aikido nada é tão violento, mas se você não se defender... toma mesmo!

E quando era a minha vez de ir pro meio da roda.... eram uns 10 alunos e eu no meio da roda... na hora não lembrava de técnica nenhuma, não sabia pra que lado olhar e o máximo que dava tempo era de esquivar de um ou outro....


Mas nada podia ser comparada a ser Uke do Sensei! Todos os golpes tem nome em japonês, e no início não conhecia nada (evidente né?), se bem que depois que aprendi os nomes não ajudou muito não, e lá ia eu.... e tome queda, torção e imobilização.


E isso era toda terça e quinta, e quando tava perto do exame de faixa era todo dia! Mas querem saber? Contando assim parece que eu não gostava... mas eu gostava e digo mais... sinto falta! Não eu não sou masoquista, mas me fazia sentir bem fazer aquelas duas aulas por semana!


Parei o Aikido tem uns 3 anos, mas pretendo voltar... já andei visitando um dojo aqui em BH e se tudo der certo ano que vem volto a pagar pra apanhar! :)


Mas vocês podem perguntar? Porque não o futebol? Resposta: Quando se assiste ou joga futebol não é só com as pernas que entra-se em campo! E não importa se o adversário é seu melhor amigo ou seu irmão, se vocês se desentenderem em campo a porrada come.... seja em canelada ou seja na voadora! Digo isso por experiência própria!


Abração....